O Maestro




Tiago Miguel Antunes Mateus, nasceu a 3 de Fevereiro de 1980. É natural de Vale Cordeiro. Iniciou o estudo da música,  com a professora Maria Eva Hauer, em Maio de 1988 tendo como instrumento o acordeão.
Em 2000 toma a iniciativa de formar uma banda de música de baile e espetáculo, com o nome "Tecloviola", que ao longo de 10 anos realizou um grande número de espetáculos por todo o pais.
No dia 14 de Janeiro de 2000, começou a leccionar, criando uma Escola de Música onde transmite a arte de aprender a tocar um instrumento.
Completou o Curso de Direção de Orquestra, ministrado pelo Maestro, Robert Houlihan, em 2003.
Tornou-se Maestro titular da Tuna Popular de Arganil, da qual foi um dos fundadores, em 2002. Sob a sua direção técnica e artística, a Tuna Popular de Arganil, gravou três trabalhos discográficos, que contam com quarenta e um temas, dos quais três são da sua autoria, os restantes sofreram arranjos musicais da sua parte. A Tuna conta hoje, com várias dezenas de atuações pelo país e, cinco programas televisivos e ainda com três digressões ao estrangeiro ( França e Luxemburgo) sempre sob a regência do Maestro Tiago Mateus.
Conclui em Junho de 2006, os estudos do Conservatório Nacional de Música, tendo como principais instrumentos o Acordeão, viola Dedilhada e o Violino.
Nos anos lectivos 2004/2005 e 2005/2006, lecionou no A.T.L. de Folques a disciplina de Educação e Expressão Musical, com as crianças do 1º ciclo. No âmbito das atividades de enriquecimento curricular, leccionou a disciplina de Educação e Expressão Musical na Escola E.B.1 de Arganil, no ano lectivo 2006/2007.
No ano de 2009 concentra-se no desenvolvimento do projeto " Orquestra Didática Passo por Compasso" com o objetivo de proporcionar aos alunos a apresentação do seu trabalho enquanto músicos, bem como a possibilidade de desenvolvimento da performance, disciplina e motivação.
Em Janeiro de 2010, forma o grupo de Concertinas " Sons e Suadelas", que ao longo do tempo tem vindo a evoluir notavelmente e a realizar um exímio número de espetáculos  por todo o país valorizando a concertina e a música popular. Sob a direção técnica e artística do prof. Tiago Mateus, o grupo " Sons e Suadelas" encontra-se a preparar o lançamento do segundo trabalho discográfico. que conta com alguns originais da sua autoria.
No corrente ano de 2015, assumiu ainda o cargo da Tuna Morunhense. Associação na qual já leccionava.
Foi maestro do Grupo Coral da Carapinha e do Grupo de Cantares da Assistência Folquense. É Dirigente técnico para a área musical do grupo Folclorico da Região de Arganil.
Trabalha com diversas associações dos concelhos de Arganil, Tábua, Góis, Penacova, Oliveira do Hospital, Vila Nova de Poiares e Pampilhosa da Serra.
É Maestro titular da Tuna Popular de Arganil, Professor e Diretor da Escola de Música Pauta Em Movimento, Professor e Diretor pedagógico das escolas de música da Junta de Freguesia da Carapinha, da Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira e da Escola de Violas da Associação Educativa e Recreativa de Góis, Professor e Diretor pedagógico da escola de música da Tuna Morunhense, bem como Maestro da Tuna Morunhense. E ainda Maestro da "Orquestra Didática Passo por Compasso".
Ao longo do seu percurso musical e profissional o Maestro Tiago Mateus demonstra uma evidente preocupação no acompanhamento da natural evolução da música realizando anualmente várias ações de formação.