sexta-feira, 15 de julho de 2011

Tuna na Costa da Caparica

No próximo dia 23, a Tuna Popular de Arganil vai estar na Costa da Caparica, a actuar no Parque de Campismo da G.N. R., a partir das 21-30 horas.
Depois de ter actuado, na tarde do passado domingo, em S. Pedro, na festa do padroeiro, e de ir actuar, no próximo domingo, também à tarde, na festa do Vale da Nogueira, a Tuna Popular de Arganil vai agora mais longe, à Costa da Caparica, para levar as suas músicas, os seus cantares e encantar e animar, certamente, aqueles que se encontram no Parque e todos aqueles que eventualmente ali se queiram deslocar, nomeadamente os nossos conterrâneos, para assistirem ao espectáculo que contará também com a participação da sua irmã mais velha, a Tuna de Mouronho.
Ainda no que se refere a actuações já agendadas para este ano, depois do seu 9.º Encontro de Tunas, realizada em 4 de Junho passado, e de ter estado na Rádio Soberania, em Águeda, e na Emissora das Beiras, no Caramulo, a participar, em directo, no programa «Pelos Caminhos de Portugal, a Tuna Popular de Arganil actuou também no Encontro de Tunas, em Avô, e em Coimbra, na Praça 8 de Maio (em frente da Igreja de Santa Cruz), a convite da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra. Em 13 de Agosto, actuará nas festas de Friúmes (Penacova), em 10 de Setembro, participará no Encontro de Tunas, em Lagos da Beira, e em 27 de Outubro, vai estar em Valdágua (Ovar), a participar no Encontro de Música Popular.
Do plano de actividades para este ano, a Tuna vai estar presente na FICABEIRA, em Setembro; em Novembro, haverá o tradicional almoço e magusto; e em Dezembro, o jantar de confraternização e comemorativo de aniversário onde, como sempre, se espera a participação dos convidados, familiares dos tunos e amigos.
Amigos que, felizmente, continuam a ser alguns e que se distinguem pelos gestos de grande generosidade, como aconteceu com aquele que, fazendo questão de se manter no anonimato, fez transferir para a conta da Tuna a significativa importância de 650 euros, «para ajudar na reparação dos instrumentos».
Ouviu o apelo, este amigo, quando escrevemos que a Tuna tinha um orçamento de quase 5.000 euros para reparar alguns dos seus instrumentos, danificados pela humidade, intensa, da sua sede, no Centro de Actividades Juvenis. A sede é magnífica e serve bem os fins da associação, mas sofre deste problema, grave, da humidade que não se dá, de maneira nenhuma, com a «sensibilidade» dos instrumentos. O pedido, mesmo o apelo para minorar ou resolver o problema já foi feito, vezes sem conta, à Câmara Municipal, mas até agora ainda não foi possível ou houve disponibilidade para tal. Há-de chegar a altura, mas até lá o património continua a degradar-se, não só instrumentos, como os próprios fatos, e para a sua reabilitação são escassos os meios financeiros.
Embora haja a ajuda do Município, de algumas das actuações, das quotas, dos amigos (um outro entregou 200 euros), as despesas são bastantes para manter associações como a Tuna Popular de Arganil que, na sua maior parte, é constituída por jovens, que é dirigida por um jovem, o professor Tiago Mateus, que continua a fazer um trabalho meritório elevando esta também jovem associação arganilense a um patamar de qualidade conhecida e reconhecida.
Reconhecida aos amigos que, generosamente, entregaram os seus donativos, está também a direcção da Tuna Popular de Arganil.

J. M. CASTANHEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário