terça-feira, 26 de julho de 2011

Tunas de Arganil e de Mouronho animaram o Parque de Campismo da GNR na Costa da Caparica

Como A COMARCA noticiou, as Tunas de Arganil e de Mouronho estiveram na Costa da Caparica, no passado sábado, a actuar no Parque de Campismo dos Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana.
E além de mais uma oportunidade para o estreitar dos laços de amizade que une as duas Tunas e todos os seus elementos, voltou a ser uma noite em que as músicas e os cantares de cada uma delas voltaram a proporcionar aos campistas presentes, homens e mulheres da Guarda, amigos, momentos muito agradáveis, bem visíveis, afinal, nas palmas, no trautear das canções, nos aplausos que aconteciam no final de cada interpretação.
Desde vez as Tunas não se exibiram conjuntamente, mas acabaram por se reforçar uma à outra para não se notar tanto a falta de elementos que estão em tempo de férias e a primeira a entrar em palco foi a de Mouronho, que sob a regência de Fernando Silva, voltou a deixar bem vincada a sua qualidade, agora em terras da beira-mar. Seguiu-se a de Arganil que, sob a regência do jovem maestro Tiago Mateus, mostrou também a sua juventude e a alegria que a caracterizam e que tão bem soube transmitir ao público presente.
Foi o encerrar de um dia muito agradável, com os elementos das duas Tunas a viajarem juntos, no mesmo autocarro, desde Arganil, depois com o almoço, partilhado, já na Costa da Caparica, no magnífico parque de campismo, onde fomos tão bem recebidos, pelo chefe Cunha e pelo José Antunes, que ficámos a saber ser do Armadouro, do vizinho concelho de Pampilhosa da Serra e o responsável pela nossa presença ali.
José Antunes é empresário de espectáculos e agenciamento de artistas e agora também sob a sua responsabilidade está a animação do Parque de Campismo da GNR. Artistas, grupos folclóricos, têm passado pelo palco ali montado. Agora precisava de Tunas e lembrou-se de ali levar duas da sua região. Foi à procura, surgiu o convite e ali estivemos, com muito gosto, para dar a conhecer o reportório e também para deixar bem vincados os nomes dos concelhos vizinhos e amigos de Tábua e Arganil. Como terão ficado, temos a certeza, como tivemos a certeza de um dia bem passado, proporcionado a todos que constituíam a «embaixada» que apesar das diferentes idades tão bem se souberam entrosar, mais uma vez. Não só na viagem, como depois na partilha do almoço (outros houve que foram ao restaurante) e durante a tarde, que alguns aproveitaram para um mergulho nas águas do mar ou para se estenderem ao sol e sentirem a brisa que corria, na Costa, enquanto outros terão passado pelas brasas à sombra dos pinheiros ou na esplanada do bar do parque, até que chegasse a hora do jantar.
E chegou, agora oferecido e servido no refeitório do parque, o jantar estava muito bom. Viu-se até pelo apetite, talvez já reforçado pela brisa marítima do dia. A actuação e já quando a meia noite chegava, foi o regresso a Arganil e a Mouronho quando a madrugada já ia alta, mas todos satisfeitos porque tudo tinha corrido pelo melhor, porque foram mais uns momentos bem passados entre os vizinhos e amigos mouronhenses e arganilenses, que durante a viagem até à Costa sentiram também e mais uma vez que o casal Carlos e Adelaide Bernardino estava com eles, através das palavras, simpáticas, que foram lidas e estavam bem expressas na mensagem que enviaram do Luxemburgo. Obrigado, amigos.
A Tuna de Mouronho vai estar no sábado, à noite, a actuar em Coimbra, no Bairro Marechal Carmona, onde espera ver também os seus conterrâneos e amigos espalhados pela cidade dos doutores, para partilharem mais uma noite de música, mas também de alegria e de muita amizade.

J. M. CASTANHEIRA


A Tuna de Mouronho abriu o espectáculo no Parque de Campismo da GNR


Depois da sua congénere de Mouronho, seguiu-se a actuação a Tuna Popular deArganil

Sem comentários:

Enviar um comentário